Skip navigation

 

 

Características

A caturra é uma ave dócil que pode ser conservada como animal de estimação. A plumagem pode ser de várias cores: amarelo, branco, cinza, etc. Normalmente a calopsita tem em cada face uma pinta laranja que protege os ouvidos da ave. No macho adulto a face é amarela com a pinta laranja, na fêmea a face é cinzenta com infiltrações de amarelo e a pinta laranja não se destaca tanto. A crista no topo da cabeça também varia de cores. O comprimento médio é de 30 cm. É uma ave muito barulhenta, que pode estar horas a emitir gritos, mas podem assobiar e algumas chegam até a falar. Os machos têm a capacidade de falar e as fêmeas apenas assobiam.

São aves resistentes e suportam bem o clima em Portugal desde que convenientemente abrigadas contra ventos e frio extremos. Com uma alimentação balanceada e o cuidado adequado, podem viver até 25 anos, a questão da alimentação é uma das mais importantes para o bem estar da ave e deve ser pensada tendo em conta o espaço que a ave tem para fazer exercício mas também em função do clima. Existem frutas e legumes que não são indicados, mas outros como, maçã, banana, milho cozido, verduras verde escuras são indicados. Assim, aves que não tenham possibilidade de fazerem exercícios não devem ter incluídos na dieta alimentos com alto teor em gordura como a semente de girassol. Para este animal poder ingerir semente de girassol, por exemplo, precisaria voar muitos quilômetros para gastar a energia contida. São resistentes e suportam bem o clima.

Reprodução

Algumas mutações de calopsitas têm dimorfismo sexual quando adultas. A maioria das calopsitas, todavia, apenas podem ter o sexo identificado com segurança através do exame de DNA.

A reprodução poderá ser feita a partir de 12 meses durante todo o ano, mas é aconselhável tirar apenas duas ou três ninhadas por ano. Tem uma postura de quatro a sete ovos com incubação de 17 a 22 dias. Os filhotes devem ser separados dos pais com oito semanas de vida.

O ninho pode ser horizontal ou vertical, mas geralmente são utilizados ninhos verticais de 30 cm de altura. Fundo do ninho deve ser coberto com turfa ou aparas de madeira. Ambos os sexos chocam, os machos principalmente de dia e as fêmeas de noite.

Na natureza, costuma se reproduzir nas épocas de chuvas, até porque os alimentos aparecem mais fartamente. Procura geralmente um eucalipto que esteja próximo a água e faz seu ninho em algum buraco já existente na árvore.

É originária da floresta australiana, e conheceu uma grande expansão por criadores em todo o mundo.

Diferenças entre machos e fêmeas

Padrão Normal: Macho tem cabeça amarela e crista amarelo mais forte.
Padrão Canela
: Macho mais escuro.
Padrão Pérola: O macho maduro perde quase totalmente o perolado.
Padrão Lutino
: Macho não tem estrias amarelas na face inferior da cauda.
Padrão Cara Branca:
Macho tem cabeça branca.
Padrão Arlequim:
Macho não tem listras e nem estrias amarelas na cauda.

Padrão Fulvo: É um dos padrões em que é mais difícil notar o dimorfismo. Via de regra, a fêmea tem cores mais brilhantes.
Padrão Cara Amarela:
A principal diferença é o amarelo da bochecha, que é mais forte no macho.
Padrão Prata:
Diferencia-se da mesma forma que o padrão normal.

Mutações

Existem muitas mutações de calopsitas com cores variadas, são eles: Arlequim, Lutino, Canela, Opalina (Pérola), Cara Branca, Prata, Fulvo, Albino (há um padrão albino e não apenas mutações genéticas),Pastel , Prata Recessivo e Prata dominante.

Arlequim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lutino

 

Canela

 

Opalina(pérola)

Cara branca

 

Prata

 

 

 

 

 

Alimentação

Estas aves alem de comer a sua propria ração devem de vez em quando comer verduras:couves,cenouras,alface,espinafres,etc

6 Comments

  1. oie tenho uma caturra tradicional as vendinhas mas a minha pergunta e duvida e sobre a alimentaçao delas o que elas podem e nao podem comer? o açucar faz mal a elas é porque meu sogro alimentas elas com todo tipo de comidas uma delas que me chama a atençao e o pao com açucar molhado no leite isso nao faz mal?? ela anda bem tristinha o que faço.

    • Estas aves alem de comer a sua propria ração devem de vez em quando comer verduras:couves,cenouras,alface,espinafres,etc.
      Em relação ao pão eu apenas recomendo apenas dar pão “Duro” uma vez por semana porque o pão contem sal e isso prejudica as aves!
      O açúcar é bastante prejudicial para as aves se for em excesso!
      Caso as caturras estejam num espaço grande ( 2m de altura, 2m de largura e 1m de profundidade) pode-lhe dar açucar com alguma frequencia, porque o excesso de gordura afeta o figado das aves e isso faz com que elas morram.
      Espero ter respondido á sua questão!
      Se tiver alguma pergunta não hesite em perguntar!

  2. tenho um casal femea e cinza selvagem e o macho canela, e sua quarta postura e nâo nasceu nenhum filhote o q pode ser isso. o q faço.

    • Acho um bocado estranho ao fim de 4 posturas eles ainda não terem pelo menos terem uma cria mesmo que a mesma tivesse morrido.
      Depois do tempo de ecubação, voçê retira os ovos e vê se eles estão chocos??
      Se voçê me fornecer uma fotografia poderei analisar melhor a vericidade se realmente for um casal!
      Cumprimentos, fico á espera da foto;)

  3. com certeza e um casal pois as aves são sexadas ,pode ser tambem o ambiente pois o viveiro fica no terraço local de muito fluxo de pessoas e esta fazendo bastante calor devo mudar de local?pois fiz isso com os agapornis e deu certo os filhotes nasceram 3 estou esperando o quarto ovo eclodir.boa tarde abraços

    • Então sendo elas sexadas o melhor que tem a fazer e muda-las para um sitio mais calmo e convém também ter uma sombra para elas se protegerem do sol.

      Cumprimentos e espero que tenha o maior sucesso na reprodução das mesmas e fico á espera de novidades;)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: